Monitoramento e Performance

Tenha um sistema de gestão que garanta a alta disponibilidade da TI nas empresas e mantenha a continuidade e precisão de funcionamento de seu hardware e softwares.

É possível monitorar qualquer elemento de TI. O Monitoramento é compatível com as principais tecnologias, sendo a sua configuração automatizada através de assistentes que detectam os recursos da infraestrutura de TI e recomendam suas parametrizações ideais. Através de agentes, robôs atuando na camada de aplicação ou por consultas SNMP, o software estabelece métricas para acompanhamento do cumprimento dos SLAs.

Quais são os principais benefícios:

  • Simplifica a gestão da TI através de um método proativo;
  • Otimiza a infraestrutura de TI durante todo ciclo de vida das aplicações na empresa;
  • Automatiza tarefas repetitivas, complexas e passíveis de erro;
  • Facilita a pesquisa de eventos e priorização de ações;
  • Centraliza a gestão através de um ambiente integrado, com interface Web amigável;
  • Aumenta a produtividade do departamento de TI;
  • Reduz custos com suporte;
  • Rápido retorno do investimento

Quais as principais Funcionalidades do Monitoramento?

Monitoramento 24×7

Policiamento da disponibilidade, continuidade e capacidade dos recursos de TI que suportam as aplicações críticas do negócio, incluindo banco de dados, sistemas operacionais, serviços de rede e equipamentos de infraestrutura.

Preparado para monitorar aplicações críticas em tempo real

Preparado para monitorar aplicações críticas em tempo real, banco de dados e equipamentos de infraestrutura, tais como:

  • Windows® NT, 2000, XP, 2003, 2008
  • Microsoft® Exchange, IIS, AD, SQL, Site Server
  • RAS, WINS, DHCP
  • Oracle® SQL
  • Servidores Dell® e equipamentos de rede
  • Servidores Hewlett Packard®
  • Roteadores Cisco®
  • Foundry Networks® switches
  • APC® back-up power protection systems
  • NetBotz® environmental monitors
  • memória, largura de banda, espaço em disco, CPU e bateria

Relatórios

Os relatórios do Monitoramento são baseados nas melhores práticas de governança e gestão de serviços de TI e incluem informações em tempo real e históricos detalhados. É possível exportar para PDF, salvar os modelos preferidos e automatizar envios periódicos por e-mail, trazendo automação e comodidade aos gestores.

Interface 100% Web

O Monitoramento permite configurar e gerenciar contas de usuários, gerar relatórios e diagnósticos, reiniciar sistemas, acessar servidores, dentre outras funções. Tudo realizado por browser, utilizando conceitos da Web 2.0 e RIA (Rich Iternet Application). Estes conceitos determinam as aplicações web com características e funcionalidades tradicionais de software aplicativo.

Notificações

Antes mesmo que o negócio possa ser prejudicado, notificações são enviadas para os responsáveis quando percebido sintomas como:

redução da qualidade do serviço de TI, identificação de uma condição pré-definida, limites são atingidos (thresholds) e falhas acontecem.

Monitoramento pela perspectiva do cliente

Plugins simulam transações e analisam os resultados pela perspectiva do cliente, certificando-se de que o processo de negócio está em perfeitas condições. Com o Monitoramento, aplicações corporativas como e-mail, CRM, ERP, e-commerce, BI, Voip, sistemas Web, entre outros, são medidos 24 horas por dia, garantindo a qualidade de entrega destes serviços.

Monitoramento Windows®

Plugins para testar o funcionamento do Exchange, Logs do Event Viewer, Services, PerfMon, Active Directory, IIS, TS, ASP.NET e todos os aspectos importantes da família de sistemas operacionais Microsoft® Windows® NT/2000/XP/2003/Vista.

Monitoramento Linux e Unix

Plugins para testar o funcionamento de Sendmail, PostFix, SysLog, Serviços, LDAP e todos os aspectos importantes dos sistemas operacionais Linux e Unix.

Com ou sem agentes

Os clientes definem a riqueza das informações e o Monitoramento opera de acordo com a necessidade. A arquitetura sem agentes faz do Monitoramento um sistema muito rápido de implantar e fácil de gerenciar. Suas configurações são automáticas, bastando utilizar o assistente de configuração ou o Discovery (Auto detectar). A arquitetura com agentes permite complementar a gestão trazendo informações adicionais, atendendo a qualquer indicador exigido pelo negócio. Devido a sua grande flexibilidade, a arquitetura de gestão pode ser utilizada com os dois modelos ao mesmo tempo.

Banco de Dados

Plugins para testar o funcionamento e os aspectos importantes dos principais banco de dados comerciais como o Postgre-SQL, MySQL, Oracle®, SQLServer, DB2, Sybase, Progress, entre outros.

Integração SOAP

O Monitoramento utiliza o padrão SOAP, oferecendo uma interface de acesso para chamadas a funções em tempo de execução.

Controle de acesso por usuário

Administradores podem configurar diferentes permissões, tais como: autorizar o usuário a configurar relatórios, acessar visões de disponibilidade ou visões de eventos, definir quais servidores, aplicações ou sistemas que o perfil do usuário terá acesso, entre outros. O sistema de usuários do Monitoramento é compatível com sistemas de diretórios LDAP como o Active Directory(Windows®) e o OpenLDAP(Linux).

Network Operations Center (NOC)

O NOC do Monitoramento oferece uma interface para analisar a saúde das aplicações, sistemas operacionais, middlewares, hardware com mapas, visões operacionais e visões táticas. Para cada processo de negócio, dispositivo ou serviço existe um painel (dashboard) com gráficos, alertas e indicadores baseados nas melhores práticas de governança e gestão de serviços de TI

Catálogo de Serviços e Entrega de Serviços

O Monitoramento conta com painel dedicado às visões de negócio. Neste dashboard é possível visualizar onde os SLAs impactam nos processos da empresa. As informações apresentadas permitem aos gestores priorizar ações, analisar a qualidade dos serviços e, principalmente, acompanhar a saúde geral da tecnologia da informação em seu negócio.

Gerenciamento do SLA e OLA

O Monitoramento traz diversos resultados para as empresas no que diz respeito à agilidade de disponibilização de documentos de Acordo de Nível de Serviço (SLA) e Acordo de Nível Operacional (OLA) em ambientes internos e externos. Facilita o alinhamento entre os processos de negócio com a TI em uma visão clara através do catálogo de serviço conforme recomenda a ITIL.

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